segunda-feira, 24 de março de 2008


6º Congresso da UNIÃO ESTADUAL DOS ESTUDANTES DO TOCANTINS
“COM LUTA E ESPERANÇA POR UM TOCANTINS MELHOR”
Palmas, 19 e 20 de Abril de 2008

Será realizado nos dias 19 e 20 de Abril de 2008, o 6° Congresso da União Estadual dos Estudantes do Tocantins, a maior atividade política estudantil da juventude tocantinense. O Evento será realizado em Palmas nas dependências da Universidade Federal do Tocantins pela Comissão Organizadora eleita no Conselho de Entidades de Base que ocorreu no dia 15 de março de 2008 em Palmas com a participação de várias entidades estudantis universitárias do Tocantins. O 6º Congresso da UEE-TO terá como tema: “Com luta e esperança por um Tocantins melhor”. A UEE-TO espera receber cerca de mil estudantes, de várias Instituições de Ensino Superior do estado, para discutir os rumos da entidade e eleger a nova diretoria.

O que É o Congresso da UEE-TO:
Fórum máximo de debate e deliberação dos estudantes universitários no estado, o Congresso da UEE-TO é realizado de dois em dois anos e é o exemplo mais contrastante com a tão falada “despolitização” da juventude. Durante 2 dias, a UEE-TO recebe estudantes de todas as cidades do estado para discutir os rumos da entidade, do estado e do país. Os participantes estarão reunidos em torno de uma ampla programação com painéis, plenárias, atos públicos, passeatas, além de diversas atividades culturais.
De acordo com o Diretor de Meio Ambiente da UNE – União Nacional dos Estudantes e presidente da União Estadual dos Estudantes UEE-TO, Fabrício Machado, o Congresso da UEE-TO é uma valiosa oportunidade para reforçar a necessidade do envolvimento da juventude na vida política do estado e do país. “Não há outra atividade similar no Tocantins, capaz de mobilizar tantos jovens reunidos em torno do interesse público e da participação política como ferramenta de transformação social”, avalia Fabrício Machado.
A divergência de opiniões e a busca de consensos são marcas do Congresso da UEE-TO. Além da eleição da diretoria e da definição das diretrizes para atuação da próxima gestão, o Congresso da UEE-TO atualiza a opinião da entidade em diversas questões:


Reforma Universitária / Polêmica

1) Reforma Universitária. Ainda em agosto de 2003, a UNE se antecipou à opinião pública e foi a primeira entidade da sociedade civil a levantar a bandeira da reforma universitária. O 5º Congresso da UEE-TO será um espaço privilegiado para o aprofundamento desta discussão, iniciada no 49º Congresso da UNE determinando, inclusive, a postura oficial da entidade diante do Projeto da Reforma Universitária.

2) Posicionamento da entidade diante do Governo Estadual. A fim de discutir a implementação de maiores ações focadas nos interesses e necessidades dos diversos segmentos juvenis presentes no estado do Tocantins, como acesso e permanência a Educação Superior, primeiro emprego e qualificação profissional, além de maior investimento em pesquisa e extensão.

3) Posicionamento da entidade diante do governo Lula. Que aponte para a construção de um pais justo, soberano e democrático;

4) Políticas Públicas para a Juventude - Ex: Programa Primeiro Emprego, Casa do Estudante e Secretaria Estadual e Nacional da Juventude;

5) Cultura - Políticas públicas e política cultural da UEE-TO, através do Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA). Haverá também um ato público pedindo mais verbas para a Cultura Universitária.





CULTURA – ESPAÇO CUCA:
O 6ª Congresso da UEE-TO também será um importante espaço para a discussão da proposta da entidade sobre a criação de um Circuito Universitário de Cultura e Arte, o CUCA da UEE-TO. Para isso, a UEE-TO, montará durante o Congresso um espaço Cultural, transformando-se em um local alternativo para os participantes.

No Espaço CUCA, os estudantes poderão assistir a mostras dos trabalhos e atrações culturais. Este será um Projeto Piloto, e a idéia é a UEE-TO criar um espaço permanente para o incentivo e desenvolvimento cultural entre os estudantes.

Processo Eleitoral
O Congresso da UEE-TO acontece a cada ano. A eleição será realizada de forma congressual, semelhante ao que ocorre em outras entidades como OAB, CUT, CNBB e UNE. De modo a fortalecer a rede do movimento estudantil, o processo de eleição dos delegados que tem direito a voto é realizado pelas entidades de base: os Diretórios Acadêmicos (DAs) ou Centros Acadêmicos (CAs) de cada curso. As chapas se organizam em teses apresentadas, amplamente discutidas e, finalmente, eleitas na plenária final. O regimento eleitoral, que estabelece as normas para a realização do Congresso foi aprovado no CEB - Conselho de Entidades de Base da UEE-TO realizado no dia 20 de novembro de 2005 em Porto Nacional.

Maiores Informações:

Fabrício Machado
Diretor de Meio Ambiente da UNE
Presidente da União Estadual dos Estudantes
(63) 99887280

Nenhum comentário: